FISIOTERAPIA NO DESPORTO

"Fisioterapeuta no Desporto" in Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto: http://www.apfisio.pt/gifd/

O Fisioterapeuta no Desporto é um profissional de saúde reconhecido, que demonstra competências específicas na promoção da actividade física de forma efectiva e segura, na educação / aconselhamento aos seus atletas / utentes e na capacidade de intervir no âmbito clínico e aspectos do treino desportivo, com o objectivo de prevenir lesões, optimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo de atletas de todas as idades e de diferentes níveis de desempenho, demonstrando elevados comportamentos éticos e profissionais.

Descrição

O Fisioterapeuta no Desporto intervem em populações desportivas de todas as idades com diferentes níveis de desempenho (desporto de lazer até alta-competição), numa dimensão individual ou em grupo, com o objectivo de prevenir lesões associadas à prática desportiva, de optimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo, através dum conhecimento específico, de capacidades técnicas / psicomotoras e de comportamentos adequados, para a melhor prática clínica.

Os Fisioterapeutas no Desporto são inovadores na sua área de intervenção, desafiam e avaliam criticamente a sua prática, desenvolvem novo conhecimento através da investigação contribuindo constantemente para actualizações da sua prática clínica.

O seu papel como lider profissional, influencia a sua cultura e multidisciplinariedade profissional, mantendo-se actualizado sobre as mais recentes inovações, envolvendo-as numa prespectiva educacional, assim como, no desenvolvimento de condições profissionais favoráveis à implementação da melhor prática clínica.

O Fisioterapeuta no Desporto pretende ainda ser promotor de uma prática segura da actividade fisica, assim como, promotor da sua profissão na população em geral.
O Fisioterapeuta no Desporto considera ainda o conhecimento e compreensão do seu papel enquanto educador na facilitação de resolução de problemas (micro level), na prestação de serviços (meso level) e na sua influência nas alterações de políticas de saúde (macro level).

A sua visão e o seu comportamento profissional não está apenas assente na compreensão do impacto das lesões no atleta, mas também nos familiares e em todos os que o rodeiam. A sua autonomia nas tomadas de decisões, representam e asseguram a total responsabilidade nos cuidados dos atletas / utentes num contexto propício a muitos conflitos de interesse.

Quais as Competências do Fisioterapeuta no Desporto?

De acordo com a International Federation of Sports Physical Therapy as Competências do Fisioterapeuta no Desporto estão divididas em 7 Áreas / Dimensões: Prática com Utentes - Clientes, Educador, Lider Profissional, Inovador, Inovador / Lider Profissional, Inovador / Educador e Lider Profissional / Educador.

Em cada uma destas Áreas / Dimensões são consideradas 11 Competências do Fisioterapeuta no Desporto:

1. Prevenção de Lesões
2. Intervenção na Fase Aguda
3. Intervenção / Reabilitação
4. Melhorar a Performance Desportiva

5. Promotor de um Estilo de Vida Activo e Seguro
6. Aprendizagem ao Longo da Vida
7. Profissionalismo e Gestão
8. Desenvolvimento de Investigação
9. Disseminação de Boas Práticas
10. Desenvolvimento da Prática através da Inovação
11. Promotor do Fair Play e de Práticas Anti-Doping

 



 
www.gnl.pt | geral@genuinelogic.pt | Telefone: 249 817 032
GENUINELOGIC - Prestação de serviços de saúde, lda
Copyright © Todos os direitos reservados.
Siga-nos em:   Facebook